Características Copasa Plano BD Fechado
Características Copasa Plano BD Fechado
Publicado em 11/09/2018 09:09 - Atualizado em 11/09/2018 09:12
- Patrocinadora: Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)
- Ano de criação: 1982
- Situação: O Plano Copasa (RP1) está fechado a novas adesões de participantes.
- Modalidade do Plano: Benefício Definido Saldado (BD) - Nessa modalidade, o participante conhece o valor do benefício vitalício de aposentadoria no momento da adesão.
- Características básicas: Trata-se de um plano coletivo, em que são formadas reservas comuns para o pagamento de um benefício vitalício para todos os participantes. As contribuições podem variar ao longo do tempo, porém, o nível do benefício permanece, conforme definido na data da entrada no plano.
- Contribuição de participantes, assistidos e patrocinadora: As contribuições pagas pelos participantes são calculadas atuarialmente e a contribuição da patrocinadora é paritária à contribuição dos participantes. A contribuição dos participantes assistidos corresponde a um percentual de 10,22% sobre o valor mensal do benefício, também calculado atuarialmente. Obs.: Conforme o regulamento do plano, a contribuição normal de assistidos não é exigida dos participantes em gozo de aposentadoria por invalidez ou de pensão por morte, bem como daqueles que não fizeram jus ao abono de aposentadoria.
- Valor da aposentadoria: O valor do benefício de aposentadoria consiste em uma renda vitalícia correspondente ao excesso do SRB-Salário Real de Benefício sobre o TPC-Teto Previminas Corrigido. O benefício é atualizado no mês de maio de cada ano pela variação acumulada do INPC/IBGE apurada nos 12 meses anteriores ao reajuste. O benefício de aposentadoria não poderá ser inferior ao piso, que é calculado considerando a reserva de poupança formada pelas contribuições vertidas pelo participante, o SRB - Salário Real de Benefício e a unidade de referência do plano. Salário Real de Benefício é média aritmética simples dos valores do Salário de Participação observados nos 12 meses antes da concessão.
por GECOM