Governança
Governança
Publicado em 24/08/2018 10:25 - Atualizado em 09/09/2021 13:25
Para a Fundação Libertas, a governança representa o conjunto de práticas, processos, princípios e valores que permitem a participantes, patrocinadores e instituidores atuarem na gestão da Fundação e aos órgãos de controle e supervisão se integrarem nesse propósito. Na governança, são instituídos os fóruns que consolidam a participação, a governabilidade e os papéis e definem os instrumentos de gestão, controles e transparência da Fundação, visando atender aos seus objetivos sociais, prover segurança e proteção aos participantes.
Compõem a estrutura de gestão e governança da Libertas o Conselho Deliberativo, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva, órgãos autônomos e com papéis específicos na gestão da Fundação.
O Estatuto é o principal normativo da governança da Fundação Libertas e é complementado pelo Regimento Interno dos fóruns de governança e pelo Código de Conduta e Ética.
Veja nosso organograma, atualizado em agosto/2021
Conselho Deliberativo
O Conselho Deliberativo é órgão máximo da estrutura organizacional da Fundação Libertas, responsável pela definição da política geral de sua administração e dos planos de benefícios de natureza previdenciária, administrados pela Fundação Libertas
BRUNO VIEIRA ANDRADE
Membro titular
Designado pela Copasa - Mandato 30/04/2021 a 29/04/2025
Formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com MBA em Finanças pela Faculdade Ibmec e pós-graduação em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cursa mestrado em Economia pela Faculdade Ibmec. É empregado de carreira da Copasa-MG desde 2007, tendo atuado como Analista de Planejamento Econômico, Financeiro e Regulatório; Gerente de Regulação Econômica e Tarifária; Assessor da Diretoria Financeira; Gerente de Financiamentos e Convênios. Atualmente, trabalha como Superintendente de Relacionamento com Órgãos Reguladores.
DÊNIS KLEBER GOMIDE LEITE
Membro titular
Designado pela Prodemge - Mandato 30/04/2021 a 29/04/2025
Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Administração de Empresas pela UNA, com pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. É certificado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros. Atua como chefe de gabinete da presidência da Prodemge. É membro do Conselho Deliberativo do Minas Tênis Clube desde 1998; do Conselho Deliberativo do Instituto Estrada Real da FIEMG, eleito em 2018, e membro efetivo do Conselho da Micro e Pequena Empresa da FIEMG desde dezembro de 2020. Foi conselheiro deliberativo do Sebrae/MG de 2015 a 2017, e conselheiro fiscal da Telemar Participações S/A, de 2005 a 2011.
HELTER VERÇOSA MORATO
Membro titular
Designado pela MGS - Mandato 30/04/2021 a 29/04/2025
Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Direito Público pela Universidade Gama Filho. É certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Atua como Diretor Jurídico e de Governança da MGS. É membro titular do Grupo Interempresarial de Discussão Jurídico Trabalhista, que envolve as cem maiores empresas empregadoras do país. Foi conselheiro fiscal titular da Fundação Libertas de 07/12/2016 e 29/04/2021.
WELINTON RAIS DA SILVA
Membro titular
Eleito pelos participantes - Mandato 30/4/2019 a 29/4/2023
Formado em Direito pela Faculdade Unileste (Coronel Fabriciano, Ubec-MG), pós-graduado em Direito Material e Processual do Trabalho pela Faculdade Pitágoras (Ipatinga/MG), pós-graduado em Especialização em Gestão de Saúde Hospitalar, Clínica e de Postos de Saúde (Coronel Fabriciano, Facuminas-MG), pós-graduado em Controladoria e Finanças Empresariais (Coronel Fabriciano, Facuminas-MG). Trabalha na manutenção operacional da Copasa há 21 anos.
Eleito pelos participantes e assistidos, o conselheiro é certificado pelo ICSS - Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.
KARINA BONAMICHI VAZ DE LIMA
Membro titular
Eleita pelos participantes - Mandato 30/4/2019 a 29/4/2023
Formada em Psicologia pela Newton Paiva, com especialização em Gestão de Pessoas pela UFMG, e cursando especialização em Gestão Pública na Fundação João Pinheiro. É empregada da MGS há quase 20 anos, onde ocupa, desde junho de 2017, o cargo de superintendente de Recrutamento e Logística de Pessoas. Anteriormente, foi coordenadora de Recrutamento e Desligamento, entre fevereiro e maio de 2017.
ALBERTO ALVES CARRILHO
Membro titular
Eleito pelos participantes - Mandato 30/4/2019 a 29/4/2023
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-graduado em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito Público e Sanitário pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Assessor Jurídico da Prodemge, consultor jurídico do Conselho das Secretarias de Saúde do Estado de Minas Gerias, membro da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG, e foi professor da PUC Minas.
ALESSANDRA GUIMARÃES ROCHA
Membro suplente
Designada pela Copasa - Mandato 30/04/2021 a 29/04/2025
Formada em Direito pela Universidade FUMEC, com especialização em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e em Direito Social pelo Centro Universitário Newton Paiva, em convênio com a Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES). Possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade FUMEC. É superintendente de Compliance da Copasa-MG desde maio de 2018. Na empresa, também exerceu o cargo de gerente da Divisão de Contratos de junho de 2008 até maio de 2018.
ANÚBIA MARQUES DE MELO E SILVA
Membro suplente
Designada pela Prodemge - Mandato 30/04/2021 a 29/04/2025
Formada em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD), com especialização em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. É empregada de carreira da Prodemge desde julho de 2007, onde atualmente trabalha na Assessoria Jurídica. Na empresa, também já atuou como especialista nas áreas de Desenvolvimento Organizacional; Planejamento, Orçamento e Controles Internos; Organização, Integridade e Controles Internos e Controles, Riscos e Conformidade.
PAULO HENRIQUE FONSECA DE MELO
Membro suplente
Designado pela MGS - Mandato 30/04/2021 a 29/04/2025
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental pela Fundação João Pinheiro. É Diretor Administrativo e Financeiro da MGS desde junho de 2020. Na empresa, também exerceu os cargos de Coordenador de Custos e Orçamento de 2015 a 2017 e gerente de Controladoria e Finanças de 2018 a 2020.
CESÁRIO DA SILVA PALHARES
Membro suplente
Eleito pelos participantes - Mandato 30/4/2019 a 29/4/2023
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica - Monsenhor Messias, de Sete Lagoas. Ocupou o cargo de Diretor de Assuntos Sociais e Formação Sindical do Sindágua-MG - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais. Foi Conselheiro do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM) da Prefeitura de Belo Horizonte, em 1999 e 2000.
Eleito pelos participantes e assistidos, é certificado pelo ICSS - Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.
MÔNICA JULIENE DOS SANTOS SOUZA
Membro suplente
Eleita pelos participantes - Mandato 30/4/2019 a 29/4/2023
Formada em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá. Admitida na MGS em dezembro de 1992, ocupa, desde junho de 2017, o cargo de coordenadora de Recrutamento e Desligamento. Exerceu o cargo de supervisora de Núcleo entre fevereiro de 2007 a dezembro de 2016, onde era responsável pelas demandas relativas à admissão e à movimentação de empregados lotados no interior do estado.
RENILTON BARREIROS FILHO
Membro suplente
Eleito pelos participantes - Mandato 30/4/2019 a 29/4/2023
Formado em Administração pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira, de Belo Horizonte, com Pós-Graduação em Análise de Sistemas pela FUMEC. Foi Analista de Organização e Métodos (O&M) e Gerente de Projetos pela Prodemge. Ministrou aulas de Informática e de Organização e Métodos na FUMEC e no Instituto Newton Paiva Ferreira, tendo sido Assessor Especial da Presidência da Central de Abastecimento de Minas Gerais (CEASA).
Eleito pelos participantes e assistidos, o conselheiro é certificado pelo ICSS - Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.
Diretoria Executiva
A Diretoria Executiva é o órgão da administração geral da Fundação Libertas, cabendo-lhe precipuamente fazer executar as diretrizes fundamentais e cumprir as normas gerais baixadas pelo Conselho Deliberativo, dentro dos objetivos por ele estabelecidos.
Lucas Ferraz Nóbrega
Diretor-Presidente
Gestor financeiro, possui MBA Executivo Internacional pela FIA/USP e Vanderbilt University/USA. Ocupou, de 2012 a 2019, o cargo de diretor superintendente da Previbayer, entidade que administra o fundo de pensão da Bayer no Brasil, onde era o Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ) e Administrador Responsável por Plano de Benefícios (ARPB). Ingressou na Bayer em 2009 como head de investimentos de Previdência e, antes disso, atuou como responsável por investimentos no fundo de pensão da Ericsson. Membro da Diretoria da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) no mandado 2017-2019, responsável pela área de Estratégias e Criação de Valor. É palestrante regular em eventos nacionais e internacionais sobre temas de previdência, investimentos, educação financeira, estrutura de perfis de investimentos no modelo ciclo de vida, estruturação de plano instituído familiar e sistema previdenciário brasileiro. Certificado pela Anbima como CPA-20 e pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), com ênfase em Investimentos.
Cesar Luiz Danieli
Diretor de Seguridade Social
Atuário formado pela UFRGS, com Mestrado em Máster Internacional em Auditoria Y Gestión Empresarial pela Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC) de Valladolid, Espanha e especialização em Administração Financeira e Mercados de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ocupou o cargo de consultor sênior da Presidência na Funcef, consultor sênior da Mercer e Diretor Técnico da Gama Consultores Associados. Está certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), com ênfase em Administração, e certificado pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), como atuário auditor e atuário técnico em todos os segmentos: Seguros, Resseguro, Capitalização, Jogos, Sorteios e Previdência Complementar Aberta; Saúde Suplementar e Social; e Previdência Complementar Fechada e Pública.
Rodrigo Eustáquio Barbosa Barata
Diretor de Investimentos e Controladoria
Graduado em Ciências Econômicas, com pós-graduação/especialização em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral (1998) e MBA em Previdência Complementar – PUC Minas/Ideas (2006). Possui 35 anos de experiência no segmento de fundos de pensão e ocupou na Fundação Forluminas de Seguridade Social - Forluz os cargos de diretor de Investimentos e Controle (2012 a 2018), gerente de Gestão de Portfólio (2009-2012) e de gerente de Investimentos e Participações (1998-2009). Foi eleito pelo mercado financeiro, por meio da Revista Investidor Institucional, como melhor Gestor de Investimentos de Fundos de Pensão – Troféu Benchmark 2013. Possui certificado pela APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais e está certificado pela Anbima como CPA-20.
José Maria dos Santos
Diretor de Administração - Eleito pelos participantes
Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Newton Paiva, com pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação João Pinheiro. Admitido na Copasa em 1977, exerceu diversos cargos, tendo sido gerente da Unidade de Benefícios por 8 anos. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto de Minas Gerais, de 2003 a abril de 2019. Exerceu ainda o cargo de conselheiro deliberativo eleito da Libertas de 2002 a 2008.
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno da Fundação Libertas, responsável pela fiscalização, cabendo-lhe acompanhar sua gestão econômico-financeira, alertando por escrito a Diretoria Executiva das irregularidades porventura verificadas, sugerindo medidas saneadoras e dando ciência ao Conselho Deliberativo.
ANTÔNIO CARLOS DAMÁSIO DE SOUZA
Presidente
Eleito pelos participantes - Mandato 30/4/2019 a 29/4/2023
Graduado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP. Possui pós-graduação em Controle Externo (PUC Minas – TCE/MG), em Consultoria Organizacional pela ICÉS - Instituto Champagnat de Ensino Superior, em Consultoria Econômica Industrial/Engª Econômica (UFMG) e em Análise de Sistemas (UNA). Trabalhou na Copasa durante 26 anos, tendo ocupado cargos de chefia da Divisão de Planejamento e Informações Gerenciais e da Coordenadoria do Sistema de Informações. Também foi assistente de Auditoria na Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – Utramig/MG.
MARLON JORGE SILVESTRE
Membro titular
Eleito pelos participantes - Mandato 30/4/2019 a 29/4/2023
Graduado em Ciências Contábeis, com pós-Graduação em Auditoria Externa e Interna pela UFMG e em Previdência Complementar pela PUC Minas e Instituto IDEAS, do Rio de Janeiro. Professor de Auditoria, Contabilidade e outras matérias correlatas em universidades e faculdades de referência no Estado de Minas Gerais. Atualmente é auditor interno na Prodemge, onde também atuou como auditor externo, com mais de 20 anos de experiência, sendo 12 anos na patrocinadora.
RODRIGO DE CÁSSIO RAMALHO DE OLIVEIRA
Membro titular
Designado pela Copasa - Mandato 30/04/2021 a 29/04/2025
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com MBA em Finanças Corporativas e Controladoria pela Universidade FUMEC. É empregado da Copasa-MG desde 2008, onde atualmente trabalha na Unidade de Serviço de Tesouraria. Na empresa, também já atuou como Analista Financeiro e ocupou cargos de chefia da Divisão Financeira, Divisão de Financiamentos e Convênios.
IONALA DE PAIVA CARNEIRO
Membro titular
Designada pela Prodemge - Mandato 30/04/2021 a 29/04/2025
Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Gerencias da UNA, com pós-graduação em Orçamento e Finanças na Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Atualmente exerce a função de Superintendente de Contabilidade e Finanças na Prodemge, onde já atuou como Gerente de Finanças e Analista Contábil.
FÉLIX VINICIUS FRÓES MEDEIROS
Membro suplente
Eleito pelos participantes - Mandato 30/4/2019 a 29/4/2023
Graduado em Administração, com especialização em Administração Pública. Possui MBA em Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental e Políticas Públicas. Empregado na Copasa desde 1996, atua como supervisor Administrativo do Distrito Operacional de Montes Claros. Tem experiência em áreas de Administração, com ênfase em Planejamento e Gestão, Balanced Scorecard (BSC), Controladoria e Gestão de Risco e Controle.
FLÁVIO ANASTÁCIO PEREIRA
Membro suplente
Eleito pelos participantes - Mandato 30/4/2019 a 29/4/2023
Formado em Gestão Financeira pelo Centro Universitário Internacional de Curitiba (Uninter - Polo Ipatinga/MG), com pós-graduação em MBA Gestão Estratégica de Custos pelo Uninter - Polo Belo Horizonte/MG. Possui especialização em Critical Thinking in Global Challenges (Pensamento Crítico e os Desafios Globais), pela University of Edinburgh, e também em Successful Negotiation Essential Strategies and Skills (Negociações de Sucesso: Estratégias e Habilidades Essenciais) pela University of Michigan. Desde maio de 2013, atuando nas diretorias técnica e administrativas. Atualmente, no Gabinete da Presidência da Prodemge, como Analista e Ouvidor, e também preside a Comissão de Ética.
MARCELLO CORRÊA DA CUNHA MEDEIROS
Membro suplente
Designado pela Copasa - Mandato 30/04/2021 a 29/04/2025
Formado em Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Júnior, com pós-graduação em Direito Tributário e Direito Ambiental e Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Cursa MBA em Gestão Estratégica da Advocacia na Escola Superior da Advocacia da OAB/MG. É Advogado da Copasa-MG desde 2014, onde atua nas áreas de direito público, societário, tributário e ambiental.
SHEILA BLOM DE LACERDA
Membro suplente
Designada pela Prodemge - Mandato 30/04/2021 a 29/04/2025
Formada em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas Newton de Paiva. Trabalha há 17 anos na Prodemge, onde atualmente é Gerente da área de Contabilidade e Custos. Na empresa, já atuou como Especialista Contábil e de Custo por 6 anos.
por GECOM